(67) 99871.2000 / 3042.0443


Que tal um chá de bebê ecológico?

Toda mãe deseja que o mundo seja um lugar melhor para o seu filho. Nada mais óbvio que sempre dar uma forcinha para o meio ambiente, mesmo antes de o pequeno nascer, não é?


Na hora de organizar o chá de bebê, por exemplo, pense em alternativas que sejam mais sustentáveis e evitem o desperdício.
Quando se trata de festas infantis, fica difícil fugir do tradicional. Mas, para fazer uma comemoração bonita e ecológica, basta usar a imaginação e a criatividade.
Para dar dicas para esse evento tão importante, conversamos com duas especialistas no assunto: Andressa Lima, organizadora do Festas Ecológicas; e Flávia Paiva, fundadora do Eu Faço a Festa, que sugerem ideias criativas para que a sua festinha seja perfeita e inesquecível – sem afetar o meio ambiente.
(Foto: Getty Images)
1 – Convites
Eles são essenciais, mas a maioria acaba no lixo depois do evento. “Hoje, dá para deixar o papel de lado e optar por convites eletrônicos personalizados. Além de ser bonito, é prático. É possível enviar por e-mail, por redes sociais…”, observa Flávia. Mas, se você faz questão de entregar o convite em mãos, também existem alternativas sustentáveis. “Uma delas é o papel-semente, que você pode picotar, plantar e ver nascer uma plantinha. Outra ideia bacana é o convite comestível que, além de deliciosos, não deixam resíduos”, indica Andressa.
2 – Presentes
Tudo o que a nova mamãe vai ganhar também pode seguir a linha sustentável – basta orientar os convidados. “Existem empresas que trabalham com produtos ecológicos: fraldas, ecobags, roupas de algodão orgânico, entre outros”, conta Flávia. Se essa for uma preocupação, vale fazer uma listinha de presentes em uma loja que respeite esses conceitos.
3 – Decoração
Uma boa ideia é substituir os materiais que levam tempo para se decompor. “Os balões, por exemplo, podem ser substituídos por pompons de papel de seda ou bandeirinhas de tecido. Nas mesas, latas de leite em pó, garrafas de vidro e potes de conservas viram lindos suportes para arranjos de flores”, diz Flávia. “Flores e plantas naturais também ficam lindas no ambiente. Já os porta-retratos com fotos e mensagens dão charme e delicadeza à decoração”, completa Andressa.
4 – Local da festa
Já pensou em deixar o salão de lado e fazer tudo ao ar livre? Em um chá de bebê misturado com piquenique, você abre mão da luz artificial e proporciona aos convidados um dia em contato com a natureza. Sem contar que própria paisagem, toda colorida, já serve de decoração.
5 – Comidas e bebidas
Festas verdes devem produzir o mínimo possível de lixo e oferecer opções saudáveis de comes e bebes. “Sucos e chás gelados caem muito bem e podem ser servidos em jarras grandes no lugar de embalagens individuais”, aconselha Flávia. Para comer, há uma variedade de petiscos: tortas, baguetes, sanduíches… “A forma de servir? No estilo finger food! Os convidados se servem com as mãos, dispensando talheres e os descartáveis”, sugere Andressa.
6 – Lembrancinhas
É legal pensar em algo que os convidados possam utilizar no dia a dia. “A opção que mais gosto é a ecobag em tecido. Agrada a todo mundo e tem uma função bacana. Para complementar as sacolinhas, você pode colocar bolachinhas ou um sabonete personalizado”, diz Andressa. Se quiser algo mais decorativo, uma plantinha é muito bem-vinda. “As minissuculentas estão em alta e são fáceis de cultivar. Não tem como não gostar”, pontua a organizadora.

Siga nas Redes Sociais


Facebook: /moinhoeventosefestas

INSTAGRAM: @moinhobuffet

Depoimentos







ENVIE O SEU DEPOIMENTO



Parceiros